Criança com Dislexia, como alfabetizar?

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Criança com Dislexia, como alfabetizar?

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   O termo dislexia é uma tradução do termo grego que significa          “dificuldade com as palavras”. A dislexia é uma alteração nos neurotransmissores cerebrais que leva a dificuldades de leitura. O desenvolvimento da criança com dislexia é normal, mas as habilidades linguísticas associadas a leitura e escrita são afetadas.

Na alfabetização é que podemos ver a dislexia emergir, em forma de dificuldades nos processamentos da linguagem. A criança começa a apresentar dificuldade em reconhecer, reproduzir, identificar e organizar os sons das letras.

Toda criança encontra problemas e dificuldades no processo de alfabetização, que vai superando à medida que aprende.

No entanto, algumas crianças permanecem demonstrando sinais de dificuldade na leitura, com um grau de atraso significativo e sem motivo aparente. Essas crianças podem ser encaminhadas para uma avaliação para detectar se há ou não a presença da dislexia.

Alguns sinais podem ajudar pais e professores a identificar a dislexia. Por exemplo, se a criança faz muita confusão entre sílabas e letras — como ‘d’ e ‘b’; ‘h’ e ‘n’, ‘d’ e ‘t’. Embora seja um erro comum entre as crianças em processo alfabetização, as com dislexia confundem letras semelhantes com muita frequência.

Da mesma forma, podem apresentar dispersão, desatenção e até mesmo aversão à escola devido as suas dificuldades. Além disso, as crianças com dislexia costumam ter atrasos no desenvolvimento da fala, dificuldades com rimas

A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem, Por isso, é um quadro disfuncional e não é causado por problemas sociais ou má alfabetização.

A criança com dislexia tem dificuldades para ler palavras e também na ortografia. O transtorno de neurodesenvolvimento atinge a linguagem, então é preciso entender as melhores propostas de alfabetização para as crianças com dislexia.

A proposta de alfabetização tem que estar muito bem estruturada e trabalhar principalmente o som e a associação dos símbolos sonoros: as letras dos sons, instrução de sílaba, a morfologia das palavras.

Como estimular e trabalhar as habilidades cognitivas de crianças com dislexia?

  • Atividades de percepção auditiva: ritmo, música.
  • Atividade com rimas: a rima trabalha o som e a forma como ele é produzido e processado. Músicas, poesias e jogos trabalham a rima, uma das habilidades mais importantes no processamento da estimulação da consciência fonológica.
  • Atividade com palmas: trabalhar batendo palmas para criança imitar, alternando o ritmo, do mais leve ao mais forte, desenvolve a percepção auditiva além de outras habilidades que trabalham a consciência fonológica.
  • Atividades de percepção visual: jogo dos sete erros, lince, figura e fundo — todas essas atividades estimulam a percepção visual.
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